Powered By Blogger

domingo, 12 de junho de 2011

A menina que nao sabia ler

Livro:A menina que nao sabia ler




Autor(a): John Harding
Editora: Leya
Descricao: A história inteira é narrada em primeira pessoa pela personagem principal, Florence. A menina tem 12 anos, é órfã e mora em uma mansão antiga com uma governanta e alguns criados. A rotina da garota se resume às brincadeiras com seu irmão mais novo Giles.Um dia, aos oito anos, Florence encontra a biblioteca esquecida da mansão. Ela fica encantada com a quantidade de livros e de segredos que o lugar abriga. Há, porém um problema: o tio e tutor da menina a proibiu de ser alfabetizada.Florence, no entanto, após muito esforço aprende a ler e passa a fazer excursões diárias (e secretas) ao seu templo do saber.Quando Giles é mandado para a escola, o único consolo de Florence é passar horas à fio lendo, até que seu antigo vizinho Theo, resolve lhe fazer visitas diárias. No início a garota não gosta, pois tem de interromper suas leituras, mas com o passar do tempo, ela se acostuma com sua companhia e faz dele um aliado para tentar desvendar os mistérios que envolvem toda a sua família.Apesar de gostar da presença de Theo, Florence sente muita falta de seu irmão e se preocupa que ele esteja sendo maltratado pelos outros garotos na escola. Suas suspeitas se confirmam quando o garoto é mandado de volta para casa, sob o pretexto de "não se adaptar àquele tipo de educação".A garota, então, narra um pequeno período de felicidade, quando seu tempo se divide entre suas leituras e as brincadeiras com Theo e Giles.
Esse período acaba quando Theo vai viajar para Nova York e chega em Blithe House (nome da mansão) a srta. Whitaker perceptora de Giles. Não há muitas informações sobre a srta. Withaker, mas talvez as mais importantes sejam: ela descobre o segredo de Florence, proibe-a de continuar frequentando a biblioteca e no mesmo dia morreu afogada no lago da propriedade.É contratada uma substituta, a srta. Taylor. Florence logo percebe aspectos muito estranhos nesta mulher e passa a imaginar que ela seja o fantasma da primeira perceptora que voltou para assombrá-la. A partir daí, a história se torna dramática e um pouco confusa e nos perdemos entre o que é realidade e o que é só fantasia da mente da personagem. Esta pensa que a perceptora quer levar seu irmão embora e embarca numa louca e perigosa aventura, para provar sua suspeita e impedir que o plano da outra se concretize.
O autor: John Harding nasceu em uma pequena aldeia Fenland na Ilha de Ely, em 1951  . Após a vila local e escolas de gramática, ele leu Inglês em St Catherine’s College, em Oxford, onde ele se sentava ao lado de Martin Amis, durante uma palestra.  Trabalhou primeiro como repórter e depois como escritor e editor em revistas, antes de se tornar um escritor freelance.  Seu primeiro romance foi aclamado best-seller e que fizemos nossas férias.  Ele mora em Richmond upon Thames com sua esposa e dois filhos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário