Powered By Blogger

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O menino do pijama listrado

 Livro: O menino do pijama listrado



Autor(a): John Boyne
Editora: Cia das letras
Descrição: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Samuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
O autor(a): John Boyne nasceu no ano de 1971 em Dublin, na Irlanda - onde reside até hoje -, e estudou, ainda jovem, literatura inglesa e "redação criativa" (ou Literatura Criativa) na Universidade do Leste da Anglia.
Publicou um total de seis romances, cerca de 70 short stories, revisões de livros e artigos não ficcionais. Em 2009, deve publicar seus romances "The Dare" e "The House of Special Purpose" - obviamente, ainda sem traduções para o português.
Sua obra mais famosa, "O Menino do Pijama Listrado" - que vendeu mais de quatro milhões de cópias em todo o mundo -, passou 76 semanas como livro mais vendido na Irlanda, foi o livro mais vendido na Espanha nos anos de 2007 e 2008 e o número um, também, no Reino Unido, na Austrália e em muitos outros países . Além disso, em Novembro de 2008, alcançou o primeiro lugar dentre os Bestsellers do New York Times.



Insônia

 Livro: Insônia





Autor(a): Marcelo Carneiro da Cunha

Editora: Projeto
Descrição: Esse livro conta a história de uam garota chamada Cláudia, ela tem muitas responabilidades, perdeu sua mãe quando era nova, tem todas as tarefas da casa, tem que cuidar dos estudos, e ainda mais cuidar de seu pai que é biólogo e naum tem muito tempo para cuidar da vida dele.Cláudia tem uma personalidade diferente de todas as outras gurias de sua idade, ela naum gosta desse negócio de ficar,naum da muita bola pros guris e enfim tem um amiga chamada Carla, que é totalmente o oposto dela.Ela adora viajar e foi junto com o seu pai a uma viagem a negócios, e lá conheceu Andrea, uma moça mais velha que ela com mais esperiencia, e que pensava como ela. As duas ficaram amigas e aprontaram muito na viagem, descobriram que moravam bem próximas uma da outra.Elas combinaram de ir até a piscina para aproveitar a viagem, foi quando o pai de Claúdia passou na piscina para falar com sua ela e Andrea se apaixonou, Cláudia ficou sem saber como agir e não contou para sua amiga que aquele era seu pai.De noite as duas combinaram de jantar juntas, eandrea mandou Cláudia convidar aquele amigo dela, ela naum sabia como agir, deixou tudo como estava.
A noite os tres se encontraram em um restaurante, Andrea naum parava de jogar charme pra cima do pai de Claudia, e Claudia ficou ali sem fazer nada, até que o pai deu um furo e acabou contando tudo, ele era inocente tadinho não entendeu o que estava acontecendo ali. Andrea ficou muito magoada e resolveu ir pro quarto porque de manhã iria voltar de viagem.
Cláudia se sentiu mal, foi para casa e entro um pouquinho conversar com sua turma da internet, quando entrou na sala de conversa viu que la tinha um novo participante, um tal de homero, e que esse homero tinha lhe mandado varias poesias no seu e-mail, achou tudo aquilo muitoestranho, mas deixou para resolver isso na volta pra casa.
Quando voltou de viagem ligou pra Andrea, combinaram um jantar para se acertarem, foi ai que andrea disse que estava mesmo interressada no pai de Cláudia. Cláudia já aproveitou e contou desse tal de homero.
Bom, no fim da história Andrea acabou namorando com o pai de claúdia e os tres viveram muito felizes.E Cláudia ainda tentando descobrir quem é esse tal de homero.
O autor(a):






Marcelo Carneiro da Cunha nasceu em Porto Alegre. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, como escritor, já publicou 13 livros, tendo recebido prêmios da Associação Paulista de Críticos de Artes, da União dos Escritores do Brasil e da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil, entre outras. Escreveu o roteiro do filme Batalha naval e o argumento de O branco — premiado nos festivais de cinema de Berlim, Rio de Janeiro, Biarritz e outros. Em 2000, foi escritor-residente da Fundação Ledig House, de Nova York. Em 2004, lançou o romance O nosso juiz, seu primeiro livro para o público adulto. Em 2005, publicou o volume de contos Simples — O amor nos anos 00.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

1 ano da turma da Mônica jovem





Espero que tenham gostado !!!

Um pouco sobre Mônica e Cebolinha jovem




Conheça um pouco mais sobre a Mônica e o Cebolinha vendo este vídeo.é muito legal, vale apena assistir!






Saudade doída

Livro: Saudade doída




Autor(a): Sônia Barros
Editora: Quinteto editorial
Descricão: Saudade é uma palavra tão especial, que dizem que ela só existe na língua portuguesa.
E o que se faz quando a saudade dói?
Mila vai descobrir que saudade faz sonhar e faz a gente virar o tempo pelo avesso.
Em seus domingos de brincadeiras na praia, do carinho do pai e da cachorrinha Preta, a menina descobre que o segredo da saudade é que nem toda saúdade é tão doída assim... É uma dorzinha que, se a gente conversa direito com ela, dói mas não machuca... que saudade é também um jeito de gostar. Pra sempre.

O autor(a): Nasceu em 24 de agosto de 1968 em Monte Mor, mas cresceu e sempre residiu em Santa Bárbara d’Oeste. Casada com Diógenes Roberto Cerântola.Formada em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba. Tem alguns trabalhos literários - poemas e contos - premiados em PIRACICABA, Brasília, São Bernardo do Campo e São Paulo.Autora dos livros infanto-juvenis: Diário ao Contrário e O que é que eu faço, Afonso? – Editora Atual/Saraiva; Um bichinho só para mim – Quinteto Editorial/FTD; Coisa boa! a sair pela editora Paulinas; Quinze Anos a sair pela editora Scipione.


 
 

ANGEL : desastres, dietas e sutiãs

Livro: Angel
desastres, dietas e sutiãs




Autor(a): Cherry Whytock
Editora: Rocco jovens leitores
Descrição: 
Alguns quilinhos a mais, uma mãe ex-modelo e três elegantes melhores amigas fazem Angel sofrer diariamente com a balança e com o espelho. Na luta contra a comida e os pesos extras, a simpática e bem-humorada personagem criada por Cherry Whytock enfrenta dietas incríveis – ela é capaz de comer apenas repolhos – esportes alternativos como o kickboxing e uma feira de moda capaz de sacudir a auto-estima de qualquer top model. Considerada a versão jovem do best-seller O diário de Bridget Jones, o livro Angel, desastres, dietas e sutiãs mistura reflexões sobre roupas, amizades e meninos a altas doses de ironia e pitadas de humor britânico para falar dos anseios e medos típicos dos adolescentes.

Angel, desastres, dietas e sutiãs faz rir para falar de coisa séria para qualquer adolescente. Os dilemas comuns aos jovens são abordados com muito humor e retratados com espirituosas ilustrações pela autora britânica: a exótica família, com a mãe ex-modelo e o pai pirado; as adoráveis, magras e maravilhosas amigas inseparáveis, que parecem sempre estar mais bem vestidas e mais sedutoras que Angel; os quilos extras, que se transformam num pesadelo para a protagonista conquistar Adam; e, principalmente, a paixão de Angel por comida, que a afasta do sonho de ser magra. Cherry Whytock tempera tudo isso com hilárias aventuras e algumas das receitas favoritas de Angel, que ajudam o leitor a manter a forma e a auto-estima.
O autor(a): 
Whytock cereja é o autor do Anjo bem sucedida série adolescente incluindo Desastres, Dietas e D-Cups. A graduate of art and textile design, she has exhibited in London and locally. A pós-graduação de arte e design têxtil, ela exibiu em Londres e localmente. Cherry is married with two grown-up girls and lives in Tunbridge Wells where she can be found upside down in her flowerbeds weeding. Cereja é casado e tem dois grown-up girls e vive em Tunbridge Wells, onde ela pode ser encontrada de cabeça para baixo em seu capina canteiros.
 

 
 
 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Semana do folclore na escola

O QUE É FOLCLORE ?

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo. 

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:

Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".
Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Curiosidades:

 - É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
- A palavra folclore é de origem inglesa. A termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.
- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.




segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Meu Cordel

Meus animaizinhos...

Coelho , coelhinho , coelhão ,
Esse é um dos meus animais de estimação,
Sapeca como ele,
Não existe outro não.

Pânico 1 e 2
É o nome do casal assustado
Sabe quem eles são ?
O casal de passarinhos
Bobos , isso , eles não são não !

Branqunha é o nome da minha patinha
Que é muito espertinha
E que adora nadar
Em uma àgua limpinha !                                          






quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Assassinato na literatura infantil.

Livro:Assassinato na literatura infantil
Uma aventura da turma do gordo


http://www.livrariascuritiba.com.br/Imagens%5CLivros%5CNormal%5CLV096134_N.jpg



Autor(a): João Carlos Marinho
Editora: Global
Descrição:  A mãe do gordo funda uma Sociedade Cultural com sede no bairro de Vila Madalena que é uma região intelectual da cidade de São Paulo e oferece o troféu Visconde de Sabugosa para o escritor que fizer o melhor livro infantil. Além do troféu, o vencedor (ou vencedora) receberá cem mil dólares oferecidos pelo pai do gordo.
Um júri de seis intelectuais vai decidir entre os cinco escritores finalistas quem levará o troféu e o dinheiro. A decisão será tomada publicamente no palco da Sociedade Cultural onde cada jurado dará o seu voto numa cerimônia muito chique, na frente de um grande público. A mãe do gordo, como presidente da Sociedade Cultural, é a mestre de cerimônias, fazendo as apresentações ao microfone. Se houvesse só a votação e a entrega do prêmio, o tempo ia ficar muito curto. Então na primeira parte do espetáculo são passados no telão cinco pequenos filmes de dez minutos cada um contando um pouco da vida de cada escritor finalista. Aí tem um intervalo, o público vai para o salão de festas, toma vinho branco gelado, come salgadinhos, faz conversinha de festa, e depois volta para a platéia. Dona Celeste anuncia que a votação vai começar e ela começa. Os cinco escritores finalistas, cada um com a sua torcida e suas faixas de "já ganhou" na platéia, estão muito nervosos.
Agora, pelo título, o mais distraído leitor já adivinhou que alguém vai levar um tiro na cabeça.
 O autor(a): João Carlos Marinho nasceu no Rio de Janeiro em 25 de setembro de 1935, mudando-se logo para Santos onde cursou o primário no Ateneu Progresso Brasileiro.  Fez o ginasial em São Paulo no Colégio Mackenzie, mudando-se depois para Lausanne, na Suiça, onde cursou o colegial e obteve o diploma da Maturité Fédérale Suisse. Voltando ao Brasil fixou residência em São Paulo e diplomou-se em direito pela Faculdade do Largo de São Francisco (USP). Uma vez formado passou a advogar em Guarulhos onde foi titular do famoso escritório de advocacia trabalhista J.C.Marinho até 1987, quando voltou a morar em São Paulo e deixou a advocacia, passando a viver exclusivamente de direitos autorais. Em 1969, quando ainda advogava, publicou o livro O GÊNIO DO CRIME que tornou-se um clássico da literatura infantil brasileira , já tendo passado a marca das 60 edições. Daí para frente foram surgindo os outros livros da turma do gordo, no total de doze até hoje, que estão discriminados e comentados na página Home deste site. Pelo livro Sangue Fresco o autor recebeu o Prêmio Jabuti e  o Grande Prêmio da Crítica  ( APCA). O livro Berenice Detetive foi agraciado com o Prêmio Mercedes Benz, um dos mais importantes prêmios já destinados a obras infanto-juvenis no Brasil. Escreveu ainda quatro livros para adultos. O Gênio do Crime foi levado para o cinema em 1973, em filme dirigido por Tito Teijido e que leva o nome de O Detetive Bolacha contra o Gênio do Crime. O Gênio do Crime também foi traduzido para o idioma espanhol com o título de El Genio del Crimen. Em 2009 se comemoram os 40 anos da publicação do Gênio do Crime.Informações mais específicas e saborosas sobre a vida do autor podem ser encontradas logo abaixo na Biografia Detalhada.
http://www.letraseleituras.com.br/img_entrevistas/joao_carlos_marinho_p.jpg


 






sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Livro: Aprendiz de inventor




Autor(a): João Anzanello Carrascoza
Editora: Ática
Descrição: Esta história nasce da vontade de um menino - entender o significado dos sons. O que realmente dizem os latidos, os miados, as campainhas ou os chiados? Com a ajuda de um velho inventor, o menino acaba com sua curiosidade e ainda descobre algo surpreendente - a existência de um mundo de coisas perdidas, a Terra do Lá.
O autor(a):  João Anzanello Carrascoza  .Nasceu em 1962, em Cravinhos, interior de São Paulo, e reside na capital desde 1980. É redator de propaganda e professor da ECA-USP.
Autor de duas coletâneas de contos, dois romances juvenis e três histórias infantis, possui histórias publicadas nos principais jornais, revistas e suplementos literários do País e em antologias de novos autores. 
Recebeu alguns dos mais importantes prêmios literários do Brasil, além do prêmio internacional Guimarães Rosa – Radio France Internationale. Foi escolhido para representar o Brasil na Antologia de Contos Breves Latino-Americanos, publicada em mais de dez países, sob o patrocínio da Unesco.